Aproveite o frete grátis para MG nas compras acima de R$ 800

HARMONIZAÇÃO DE MASSAS COM VINHO 

HARMONIZAÇÃO DE MASSAS COM VINHO 

MOLHO DE TOMATE

O molho de tomate (também conhecido como molho ao sugo) é um clássico que vai bem com diferentes tipos de massas, como nhoque, espaguete ou capeletti. 

A receita é originária da Itália e harmoniza com diversos vinhos do “país da bota”.

A acidez do ingrediente principal (o tomate) pode ser equilibrada com um tinto de médio corpo, mas que tenha uma acidez marcante para criar um elo com o prato. Por isso, a dica é apostar no Camporsino Chianti DOCG — um Chianti tradicional, equilibrado e macio. 

Seu aroma é frutado, remetendo à cereja, com toques florais de violeta. E vale lembrar que, como tomate é uma fruta, a melhor escolha serão vinhos com aromas frutados, maximizando os sabores do conjunto.

MOLHO À BOLONHESA

Os molhos feitos de carne vermelha, como o clássico bolonhesa, são um dos mais consumidos no mundo todo. Em geral, eles têm uma base de molho de tomate e combinam muito bem com lasanhas e espaguetes, além de serem bem acompanhados com vinhos tintos de sabor e aroma marcantes, 

além de uma textura um pouco mais áspera, ou seja, que tenham mais taninos. 

Como a carne confere suculência e um pouco de gordura ao prato, um tinto mais concentrado ajuda a limpar o paladar. Por isso, a melhor opção para não errar é optar pelo Terroir Merlot, da vinícola Casa Valduga. 

Esta casta é conhecida pelos aromas frutados que irão combinar a presença do tomate, mas evolui 8 meses em barricas de carvalho francês, aumentando sua potência e corpo, deixando o sabor mais tempo no paladar.

MOLHO BRANCO

Os molhos brancos são reconhecidos pela textura cremosa e com teor de gordura considerável, pedindo uma bebida que seja capaz de equilibrá-lo. Por isso, são pratos que combinam perfeitamente com vinhos brancos, 

especialmente os da uva Chardonnay, ainda mais os que evoluem em barricas de carvalho. 

Caso você não goste muito de vinho branco, uma boa opção para servir com essas massas são os tintos de taninos macios e boa persistência, como o Tomero Reserva Pinot Noir, que apresenta aroma de frutas vermelhas em compota, nuances amadeiradas e notas lácteas.

Molho quatro queijos. O molho quatro queijos já é um clássico.

Ele acompanha bem qualquer tipo de massa e é feito com uma mescla de diferentes queijos que deixam o molho denso e cheio de sabor. Nesse caso, o vinho ideal deve apresentar bom corpo, acidez viva e sabor intenso. 

Falando em sabor, escolha um encorpado Syrah, com seus aromas que remetem às especiarias ou até mesmo um Riesling, com notas de petróleo e acidez que “enche a boca de água”. Em qualquer uma das escolhas, a festa está garantida. 

massa

Deixe um comentário