SALMÃO
Este peixe é rico em proteínas e ômega 3, substâncias que fazem muito bem para a saúde.
Se você deseja servir esta carne macia e tão apreciada no Brasil com uma boa bebida, pode começar pelo espumante Rosé. Ele é leve e cheio de frescor, ideal para quem quer começar a experimentar algo diferente dos brancos.
O Pinot Noir, é um vinho tinto e leve que também pode ser uma alternativa eficiente e deliciosa.
BACALHAU
O bacalhau é uma verdadeira herança portuguesa que possui um sabor muito potente e característico, além de apresentar diversas formas de cozimento.
Sendo assim, se for bacalhau a Gomes de Sá, bem temperado, um vinho encorpado pode entrar em cena para uma harmonização perfeita.
É o caso dos tintos mais jovens do Dão. Se for servida somente a posta, é possível escolher um vinho com passagem por barrica de carvalho como alguns Verdejos Espanhóis.
ATUM
O atum é também notável quando o assunto é um bom peixe para ser servido (não estamos falando daquele atum ralado ou em pedaços encontrado em supermercados).
Neste caso, o peixe deve ser consumido em sua forma selada, os acompanhamentos podem ser diversos, como um arroz selvagem ou um purê de mandioquinha.
Perfeito com a uva Barbera, uma muito consumida e utilizada ao norte da Itália.
Os vinhos desta uva são mais encorpados e, assim, se relacionam bem com a carne cheia de sabor do atum.
TILÁPIA
O consumo deste peixe de água doce é ainda mais expressivo, principalmente pela falta quase completa de espinhos e baixo teor de gordura.
Um purê de batata ou de ervilhas pode ser um excelente acompanhamento para a tilápia e você pode prepará-la com uma crosta de castanhas ou nozes.
Para arrematar o sabor com a harmonização perfeita, opte por servir um espumante também com notas de amêndoas ou se for servi-la pura, um refrescante Pinot Grigio pode ser o ideal!
TRUTA
Este peixe é também de águas doces. A truta grelhada com molho de ervas acompanhada de uma batata recheada com manteiga, bacon e louro, é uma especialidade sueca.
Este prato é mais simples de ser feito, sem muitos preparos mirabolantes, mas muito saboroso. Principalmente se combinado com Sauvignon Blanc, que cumpre o papel fundamental nessa harmonização, principalmente por seu aroma vegetal, que tem tudo a ver com o sabor das ervas.